Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento

 

 

              

 

Em 1715,algumas jovens atraídas pela santidade de vida do Pe. Vigne,pediram-lhe para aconselhá-las e escrever uma regra de vida para elas.Começaram a viver em Comunidade, em grande união de espírito e coração,praticando todas as virtudes convenientes ao estado de vida que escolheram.

Também acompanhavam os peregrinos,visitavam os doentes. Pierre Vigne as acompanhava espiritualmente e materialmente em suas necessidades.

No dia 30 de novembro de 1715, festa do Apóstolo Santo André,na Igreja de Boucieu-le-Roi, Pe. Vigne abençoa os hábitos juntamente com os crucifixos e entrega a cada uma das jovens. Assim começa a Congregação das Irmãs do Calvário,depois chamadas Irmãs do Santíssimo Sacramento.

As sete primeiras Irmãs Sacramentinas chamavam-se : Catherine Junique, Louise Bouveyron, Jeanne Rouveure, Marie Spéliat,Marguerite Rouveure, Marie Bosc e Jeanne Lalaye.

 

Chamaram-se primeiramente de Irmãs do Calvário, em razão da sua principal missão, que era de acompanhar os peregrinos na grande Viagem do Calvário. Logo depois, foram chamadas Irmãs do Santíssimo Sacramento,pois também dedicavam suas vidas, a cada dia, à adoração a Jesus Cristo presente na Eucaristia,bem como na educação da juventude,assistência aos pobres e doentes da região onde estavam inseridas.
 
 

Carisma e Espiritualidade

 

A força da graça Eucarística, que entrou na vida de Pierre Vigne,originou o carisma que definiu a missão Sacramentina no coração da Igreja. O mistério eucarístico é o fundamento da Espiritualidade Sacramentina,que brota da última ceia de Jesus com seus discípulos: “ Tendo amado os seus,amou-os até o fim

Este amor que chega ao extremo,é contemplado sobre a Cruz,fazendo-se Dom na Eucaristia: Toda a nossa vida deve ser uma resposta a este Amor.Acolhemos o dom da Eucaristia,celebrada e adorada. O amor fraterno vivido na comunidade, e o amor por todos aqueles aos quais somos enviadas, são o caminho do Evangelho da Cruz de Cristo e da esperança que brota da sua Ressurreição.

O espírito que anima a vida e a atividade missionária das Irmãs Sacramentinas tem suas raízes em dois grandes mistérios da Fé : Cruz e Eucaristia.

A Eucaristia é o Centro da Vida da Religiosa do Santíssimo Sacramento,devendo ser uma adoração a Cristo,presente neste sacramento de Amor, onde nos convida a amar e louvar a Deus em nome de toda a humanidade. Adorar o Santíssimo Sacramento significa estar diante de Deus em atitude de adoração, ser adoradora com todo o ser, com a consciência de ser amada por Deus.

É impossível viver a adoração sem a conversão. A Ascese que liberta do pecado, o serviço aos irmãos que agrada a Deus e a vida sacramental, são essenciais na vida de uma Irmã Sacramentina . São muitos os meios para se estar em comunhão com Cristo, Adorador do Pai. Comungar com Cristo presente na Eucaristia é também comungar com Cristo presente e atuante no mundo,no coração de cada ser humano.

A caridade foi a primeira virtude que Pe.Vigne recomendou às suas filhas. Ele queria que esta virtude fosse o espírito que distinguisse a Congregação,por isso, escreveu também sobre a humildade, que era a base de todas as virtudes.A vida espiritual Sacramentina vem diretamente do carisma do Pe.Vigne : a Eucaristia e a Paixão de Cristo, que são o centro da Espiritualidade que ele transmitiu às suas primeiras Filhas Espirituais.

A Eucaristia é o “Belo Sol da Igreja” e “ Fonte de todas as Graças”. Da leitura dos escritos do Pe. Pierre Vigne,compreende-se a importância deste mistério na doutrina espiritual por ele transmitida.

“ Nutramos um grande Amor por Jesus Eucaristia, unamo-nos a Ele com ternura". ( Pe. Vigne)



 

 

 

 

 

    Comunidades

 

Atualmente,a Congregação conta com comunidades na América do Sul (Brasil),

Europa( França,Itália,Espanha,Inglaterra e Irlanda) e África (Tanzânia)

 

Assim,continuam a missão de Pe. Vigne, levando Jesus Cristo a todos, segundo o carisma do fundador e a realidade de cada país onde estão inseridas.