Vida, Missão e Espiritualidade

                   de Pe. Pierre Vigne                  

 

 

                          

Padre Pierre Vigne nasceu na região do Vivarais, em Privas no dia 20 de agosto de 1670. Foi batizado em 24 de agosto do mesmo ano, na Paróquia de São Tomás de Privas. Ele recebeu uma sólida educação de seus pais, Pierre Vigne e Françoise Gautier. Ainda jovem, passou por uma profunda experiência através do encontro com Jesus na Eucaristia,assim como São Paulo, quando encontrou com Jesus Cristo ressuscitado, na sua viagem para Damasco. Entrou no Seminário de Viviers, em 1690, iniciando assim, a sua preparação à vida eclesiástica. Dedicou-se com esmero aos estudos, à sua vida de oração ( Eucaristia,oração do ofício, o rosário, às leituras espirituais), que são essenciais para a formação de um bom sacerdote.
 
 

A experiência espiritual do Pe. Vigne tem raízes na Escola Francesa de Espiritualidade, fundada por Pe. Pierre Berulle, fundador dos Oratorianos, na primeira metade do século XVII. Esta corrente espiritual, baseia-se na Palavra de Deus, na devoção à Humanidade de Jesus, e nos Ensinamentos da Igreja , por meio de seus pastores,seus Santos, nunca perdendo a sua vida e dinâmica. Tal corrente nasceu na França, sendo difundida no resto do mundo, crescendo também na Espanha e na Itália. E é propriamente nesta corrente espiritual, que Pe. Vigne é formado no Seminário de Viviers. E seguindo essa espiritualidade, fundou a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento.

Uma espiritualidade do século XVII, que continua atraindo discípulos,permitindo às mulheres e aos homens uma vivência cristã muito intensa.

Incansável pregador do Amor Misericordioso de Deus,suas palavras inspiravam e convertiam os corações mais endurecidos. Tinha uma imensa caridade e profunda compaixão pelos pecadores.

Em uma de suas missões em Rochepaule, em 1709, construiu o Calvário conhecido pelo nome de “Três Cruzes”. Em Bourzet existia uma bela Igreja dedicada a Santo André, Apóstolo da Cruz, que foi construída no séc.XV. Essa Igreja era o centro espiritual da população profundamente cristã, e a devoção a Paixão de Jesus floresce nesta localidade.



.